Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 24 de junho de 2017

Salto de Pirapora celebra 111 anos e prevê avanços

Salto de Pirapora-SP - Foto: Drone Service Eduardo Pivetta
Salto de Pirapora completa hoje 111 anos de fundação com a perspectiva de investimentos nas esferas pública e privada. A cidade, que tem pouco mais de 40 mil habitantes, espera ganhar um novo hospital, constrói uma nova escola e conta com a chegada de novas indústrias.

Segundo o prefeito Joel David Haddad (PDT), existem chances reais do município construir uma nova Santa Casa de Misericórdia durante o seu mandato. Uma área de 10 mil metros quadrados já foi adquirida, localizada próxima à Prefeitura, no bairro de Campo Largo. O hospital atual, segundo Haddad, está defasado em termos de espaço, motivo pelo qual se faz necessária outra unidade. 

Joel Haddad conta que a documentação para a construção de um novo hospital já está em trâmite, e com o cumprimento de todas as pendências burocráticas, pretende iniciar a obra no primeiro semestre do próximo ano. Sem recursos próprios suficientes, ele diz também que pretende buscar auxílio do Governo do Estado e das indústrias locais. Com o novo hospital, o atual passaria a atender apenas especialidades médicas. 

Geração de Empregos 

Com obras de infraestrutura no Distrito Industrial 2, situado às margens da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Joel Haddad afirma estar em entendimento com cinco indústrias para suas instalações no município. Alegando que "o segredo é a alma do negócio", o prefeito não quis nem mesmo adiantar os segmentos das empresas, se limitando apenas a responder que "são de diversos setores". Haddad disse também que a Prefeitura tem investido na revitalização do Centro, não apenas para deixar a cidade mais bonita, mas visando também o fortalecimento do comércio local e a geração de empregos.


A Festa do Peão de Salto de Pirapora prossegue até amanhã em sua 34ª edição, com shows previstos nos dois dias, além das tradicionais provas de rodeio. Para hoje, data em que o município completa 111 anos de fundação, a programação contará com desfile cívico a partir das 7h, e à noite, após o rodeio, a apresentação musical fica por conta de artistas da cidade, no show Amigos de Salto de Pirapora. Amanhã, quando acontece o encerramento da festa, o show será de Bruno e Barreto. A entrada no Recinto Antonio Carlos Farrapo é gratuita.

Em eleição ocorrida na última quarta-feira (Veja aqui), 11 jovens concorreram aos títulos de rainha, princesas e madrinha da Festa de Peão. Thainara Fernanda da Rosa foi eleita rainha da festa, ficando o título de primeira princesa para Ana Laura de Camargo, o de segunda princesa para Larissa Nunes Pedroso, e o de madrinha para Talita Souza de Oliveira.

Início da povoação ocorreu perto do rio

Salto de Pirapora surgiu por ação de lavradores e operários das indústrias caieiras (fornos de cal), que resolveram se reunir mais próximos de suas ocupações, tendo seu fundador, Antônio Maximiano Fidélis, mais conhecido como Antonio Fogueteiro, demarcado o local junto à margem esquerda do rio Pirapora, originando assim o nome do município, a partir da cachoeira do Pirapora.

Há porém a versão de que Antonio Fogueteiro, juntamente com Felício Lencione, em 24 de junho de 1906, rezaram a primeira missa e demarcaram o lugar onde seria a sede do município, local onde hoje se situa a igreja matriz. Já no ano seguinte, naquele mesmo lugar, foi construída a primeira capela por João de Góis, que ainda ofertou uma imagem de São João Batista à pequena igreja, cujo santo então se tornou padroeiro do município.

Salto de Pirapora foi elevada à vila em 1911, sendo incorporada como distrito de Sorocaba, e em 1922, o padre Luiz Sicluna reuniu todos que já haviam participado da construção da capela para levantar a Matriz, que permanece até hoje.
A emancipação da condição de vila aconteceu em 1953, por meio de um plebiscito, com 657 eleitores, dos quais 475 se manifestaram favoráveis, 174 contrários, além de quatro votantes nulos e outros quatro que votaram em branco. Mas a elevação à categoria de município só ocorreu em 30 de dezembro de 1954.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população local, no ano passado, era de 43.900 pessoas. (Fontes: site oficial da Prefeitura de Salto de Pirapora e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Parabéns Salto de Pirapora pelos seus 111 anos de fundação do município!



34ª Festa do Peão de Boiadeiro de Salto de Pirapora
Shows musicais, baile Gaúcho, Rodeio Profissional e Prova de Laço. Festa em celebração aos 111 anos do município de Salto de Pirapora.
Mais informações em: http://migre.me/wLR0K

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo