Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dobram os casos de tráfico de drogas perto de escolas

Ocorrência este ano pela GCM somam 250; em 2012 foram 120 no período
O número de flagrantes por tráfico de drogas realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, no entorno de escolas municipais, pouco mais que dobrou entre este ano, em relação ao mesmo período de 2012. Este ano, a GCM registrou 250 ocorrências do tipo, número que atingiu 120, entre janeiro e junho do ano passado. O que chama a atenção nas estatísticas da corporação é a quantidade de adolescentes apreendidos por esse tipo de crime. Entre as 307 pessoas detidas nas ações da GCM, 212 delas eram menores de 18 anos. Como forma de combater a criminalidade nessas áreas, a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) alegou que intensificou os patrulhamentos e promove operações integradas com outras corporações, além de colocar em prática programas de prevenção, com palestras educativas ministradas pelos guardas.

O total de drogas apreendidas também aumentou. No primeiro semestre de 2012, aproximadamente 3 quilos de entorpecentes foram encaminhados pela GCM à polícia, contra 8 quilos este ano. Conforme dados da GCM, o elevado número de flagrantes de tráfico de drogas tem relação com a implantação do programa Patrulha Escolar Comunitária, no início deste ano, que ampliou o contato direto entre guardas e a comunidade. A GCM relatou que esse relacionamento mais próximo atribui "uma maior sensação de segurança" em denunciar tais crimes, "principalmente por parte de pais de alunos e moradores próximos". De acordo com a corporação, as denúncias ocorrem mais em bairros das zonas norte e oeste.

A GCM informou que destina 12 patrulhas, por período (manhã, tarde, noite), para garantir a segurança nas proximidades das escolas municipais e adiantou que esse número será ampliado para 17 no início do segundo semestre. "O trabalho é de patrulhamento preventivo dos estabelecimentos de ensino, além das viaturas do patrulhamento comunitário que auxiliam no atendimento dos chamados de ocorrências", divulga. Na fiscalização, a corporação também conta com a ajuda do sistema de videomonitoramento, que funciona no Centro de Operações e Inteligência (COI), instalada no Jardim Ana Maria. "O sistema está implantado em 21 escolas selecionadas pelo critério de dados de violência escolar que, somados ao Patrulhamento Comunitário, estão empregando a filosofia de Polícia de Aproximação e obtêm resultados positivos nas ações preventivas e prisões em flagrante delito."

Escolas estaduais

Como a Guarda Civil Municipal tem a incumbência de patrulhar o entorno das escolas municipais, as instituições de ensino estaduais ficam a cargo da Polícia Militar (PM). No final de maio deste ano, em reportagem veiculada pelo jornal Cruzeiro do Sul sobre a falta de patrulhamento nas unidades, a PM relatou que a corporação realiza a chamada Ronda Escolar, de segunda à sexta-feira, em dois horários, com viaturas percorrendo as escolas das 7h às 15h e das 15h às 23h. A PM ainda relatou que cada viatura de Ronda Escolar chega a cobrir, em média a cada dia, 15 escolas, entre municipais, estaduais e até particulares por dia.

Fatos do tipo ocorrem quase que diariamente

Ocorrências de tráfico de drogas no entorno de escolas são identificadas quase que diariamente em Sorocaba. Notas enviadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) à imprensa comprovam isso. Por exemplo, na madrugada de ontem houve a prisão de Charles Renan de Oliveira, 18 anos, pego em flagrante vendendo entorpecentes nos fundos da Escola Municipal Paulo de Nóbrega Tortello, no Parque das Laranjeiras. Diante das circunstâncias, moradores desse bairro dizem estar apreensivos e inseguros.

Segundo a GCM, uma equipe do Patrulhamento Comunitário viu um rapaz debruçado na janela do carro do acusado, em atitudes suspeitas. Ao avistar os guardas, o rapaz correu e o motorista do veículo fugiu a pé. Charles foi detido a 200 metros do local. No carro havia 150 porções de cocaína e R$ 105. Charles alegou desconhecer que havia drogas no carro. Foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. Nos fundos da escola, a GCM ainda achou uma mochila com 45 porções de maconha.

Insegurança

Moradora de 60 anos de idade, no entorno da Escola Municipal Paulo de Nóbrega Tortello, revelou que sempre se depara com traficantes por ali. "A gente fica com medo, porque não sabe o que pode acontecer. Eu sempre cruzo com traficantes pela rua", diz ela que prefere não se identificar, por temer represálias. Disse que raramente vê polícia ou guardas fazendo ronda pelo bairro. Da mesma forma, um homem de 77 anos complementa: "Aqui é um perigo terrível". Acredita que a legislação criminal que estabelece a prisão, inclusive, em casos de tráfico de drogas, deveria ser mais severa. "O governo erra demais da conta. Se a lei fosse mais dura, isso tudo seria resolvido."

O problema não ocorre somente no Parque Laranjeiras. Há casos de tráfico registrados este ano também em arredores de unidades de ensino nos bairros Santo André 2, Maria Eugênia e Vila Zulmira, entre outros. Os criminosos agem, sobretudo, perto de escolas onde existem terrenos baldios nos arredores, como acontece na escola José Mendes, no Jardim Hungarês, local onde uma professora foi baleada na saída do trabalho, no mês passado.
 
Notícia publicada na edição de 20/06/13 do Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo