Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Oficinas Culturais 2013 Salto de Pirapora


Em meio à escuridão, os “novos artistas estudiosos” brilharam com a sua garra e determinação na 1º Mostra das Oficinas de Salto de Pirapora. Implantar uma nova proposta em qualquer situação é um desafio. Quando essa proposta foge do entendimento das pessoas, esse processo fica mais árduo ainda.

Assim que assumi o cargo na Secretaria da Cultura, a minha primeira ação cultural, foi implantar as oficinas culturais aqui na cidade.
Desde o início foi muito difícil fazer com que as pessoas entendessem que era necessário um espaço, que precisávamos de materiais, que precisava de higienização desse lugar, pois trabalharíamos com muita gente. Mas nada disso foi entendido. Eu e meus companheiros de trabalho nos desdobramos desde com as preparações das aulas e até mesmo com a faxina do lugar, pois passamos todo esse semestre sem alguém responsável pela limpeza do espaço.

Foram mais de trezentos inscritos... e finalizamos entregando duzentos e cinquenta e seis certificados de participação. Se fosse apontar toda a dificuldade que tivemos, seria um texto de lamentos... Mas não é isso que quero fazer aqui. Porém vejo a importância de apontar algumas das dificuldades para que elas se tornem públicas a fim que de que possamos saná-las. Agradeço imensamente a todos os profissionais e principalmente aos professores “Jane, Leandro e Betão, que vieram trabalhar conosco, num ambiente que dependia de muito esforço, para que sem recursos pudéssemos fazer o nosso trabalho”.

Agradeço publicamente o Sr. Rangel, que novamente nos abrilhantou com a produção e execução do cenário. Sempre sozinho, mas com muita determinação, fez o que sabe fazer de melhor... organizar, preparar e realizar produções artísticas.

Ansiosos desde as sete horas da noite, a fila começou a ser formada do lado de fora do recinto de festas... eram os pais, parentes e amigos que vieram prestigiar seus filhos e conhecidos para a primeira apresentação...os lugares foram disputadíssimos...não se importaram em ficar em pé... E ali permaneceram durante as duas horas e meia de apresentações... aplaudindo e vibrando juntamente com os novos artistas.


Mesmo com a voz embargada agradeci imensamente por estar vivendo esse momento, agradecimentos em meio às lágrimas, emoções dos filhos, dos pais, das mães... e dos professores que se abraçavam num clima de muita harmonia e felicidade.


Gosto muito de fotografias, mas nesse evento, não foi possível utilizar a luz que estava habituada, para fotografar, pois, não temos mais disponível.(não houve a renovação do contrato, estamos aguardando a licitação). Trabalhar com iluminação nas atividades artísticas, requer estudo e conhecimento, tanto de materiais como operacionais, uma luz que utilizamos nas "baladas" não é uma luz para uma peça de teatro.


Agradeço imensamente ao Claudinei Nardes, que mesmo com uma iluminação precária, registrou esses momentos com a sensibilidade através do olhar fotográfico, e vocês podem conferir e compartilhar.Lembrando que todos esses registros fotográficos foram realizados com nossos recursos e equipamentos pessoais.


Agradeço ao Fernando pela apresentação simples e clara e pela sua disponibilidade em estar presente conosco nesta ação.

Senti falta de a imprensa estar presente, creio que seria uma matéria relevante e também teríamos registros fotográficos com mais recursos, já que a imprensa possui equipamentos para esse fim.


Parabéns a todos os estudantes artistas... hoje, mostramos que isso é possível de acontecer em nossa cidade, e que não podemos deixar isso morrer, independentemente de eu estar ou não a frente da secretaria da cultura. A partir de agora vocês são os responsáveis por não deixar essa chama apagar... eu só dei o primeiro passo, quem continua a caminhada são vocês.

Carmem Machado ((Secretária da Cultura))



Fotos: Secretaria de Cultura Salto de Pirapora

Fotos: Secretaria de Cultura Salto de Pirapora

Fotos: Secretaria de Cultura Salto de Pirapora

Fotos: Secretaria de Cultura Salto de Pirapora

Carmem Machado ((Secretária da Cultura))

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo