Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 28 de janeiro de 2012

Cidades desistem do Samu e ambulâncias ficam um ano paradas

Prefeituras não conseguem devolver viaturas ao Ministério da Saúde.
Veículos já têm destino definido, mas não há data para deixar as cidades.
Cinco prefeituras da região de Sorocaba, interior de São Paulo, desistiram de fazer parte do Samu Regional, sediado na cidade, e a burocracia está impedindo que as ambulâncias, que em alguns casos estão paradas nas garagens há mais de um ano, sejam devolvidas ao Ministério da Saúde.

Em Tapiraí, há uma ambulância parada há 472 dias. Na época, em outubro de 2010, 15 municípios aderiram ao Samu Regional, mas, cinco meses depois, algumas prefeituras desistiram porque não há vagas na UTI do Conjunto Hospitalar de Sorocaba para atender toda a população.

Quando percebeu que o projeto não ia dar certo, a Diretoria de Saúde de Tapiraí mandou um comunicado ao ministério dizendo que gostaria de devolver a viatura, mas só recebeu uma resposta sete meses depois, orientando o envio de um ofício que deveria solicitar a exclusão da cidade do projeto e a devolução do veículo. O procedimento foi cumprido, mas, até hoje, ninguém foi buscar a ambulância.

Em Salto de Pirapora, outra viatura está parada há mais de um ano. O interesse na devolução já foi manifestado, mas o Ministério da Saúde não apareceu para buscar o veículo, que já tem destino definido: a cidade paulista de Mococa. São Roque também abriga uma ambulância nova do Samu, no valor de R$ 100 mil, que nunca foi usada. O carro deve ir para São João da Boa Vista, mas não se sabe quando isso vai acontecer.

O ministério informou que a transferência das viaturas deverá ser feita até fevereiro e que o transporte é de responsabilidade das prefeituras que vão receber as ambulâncias.

Porto Feliz e Araçoiaba da Serra também desistiram do projeto, mas ainda não há previsão sobre o destino a ser dado para as ambulâncias. Sobre o número pequeno de vagas na UTI do Hospital Regional, a Secretaria stadual de Saúde afirmou que vai terceirizar o serviço e que o CHS passará a ter 30 vagas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

__________________________________________________________

Veja aqui porque o município de Salto de Pirapora não tem verba para manter a ambulância do SAMU

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo