Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Samu Regional deve funcionar em fevereiro em Sorocaba

Representantes se reuniram para discutir o funcionamento.
Algumas cidades desistiram de participar do consórcio.
O Samu Regional em Sorocaba, no interior de São Paulo, deve começar a funcionar em fevereiro de 2012. É justamente o prazo que o Ministério da Saúde deu para que o projeto saia do papel, caso contrário as 15 ambulâncias que foram entregues pelo Governo Federal há mais de um ano terão de ser devolvidas.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe. Ele disse nesta quinta-feira (15) ao Tem Notícias que a Central Reguladora do Serviço vai funcionar na cidade.

Uma reunião foi realizada entre representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município, Santa Casa, Conjunto Hospitalar de Sorocaba e do Ministério da Saúde para discutir a responsabilidade de cada órgão no atendimento aos pacientes. Um dos problemas, apontados por Sorocaba, que atrasaram o início do serviço, é a quantidade de leitos nos hospitais da cidade. Mas o estado garante que isso será solucionado. O Conjunto Hospitalar, que atende pacientes de 48 cidades da região, vai ampliar o número de quartos.

A implantação do Samu Regional começou a ser discutida em outubro do ano passado. Quinze cidades da região receberam ambulâncias do Ministério da Saúde. Os veículos têm cilindros de oxigênio, maca e desfibrilador, mas por falta de estrutura, nunca transportaram ninguém.

Com tanta demora para resolver o impasse, quatro prefeituras da região decidiram devolver as ambulâncias. Representantes das cidades que ganharam as ambulâncias foram novamente chamados para outra reunião. Agora para decidir de uma vez por todas quem pretende fazer parte o Samu Regional e quem vai desistir do projeto.

Para incentivar as Prefeituras a fazerem parte do programa, o Ministério da Saúde aumentou o repasse de verbas. O valor mensal para manter uma ambulância básica passou de R$ 12 mil para quase R$ 21 mil.

Das quatro cidades que desistiram, três não vão voltar atrás - São Roque, Tapiraí e Salto de Pirapora. Já Porto Feliz, diz que vai analisar melhor o projeto.
Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo