Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ambulâncias do Samu estão paradas na região de Sorocaba, SP


A Central Reguladora deveria funcionar em Sorocaba.
Cidades da região já desistiram de fazer parte do consórcio.

Ambulância do Samu parada a mais de 1 ano na Prefeitura em Salto de Pirapora
O Samu Regional continua só no papel. Há mais de um ano, 15 municípios da região de Sorocaba, no interior de São Paulo, receberam ambulâncias para o serviço médico de urgência. Mas elas vivem paradas. Quatro cidades até já desistiram de fazer parte do projeto. Sorocaba, que deveria funcionar como a central deste Samu Regional, alega que não pode por o serviço em funcionamento enquanto o novo hospital não for construído.


Em Votorantim, cidade vizinha a Sorocaba, conforme mostrou o Tem Notícias, a ambulância do Samu está bem guardada. Dentro do barracão da prefeitura, faça sol ou chuva, ela fica protegida. Mas o correto é que estivesse nas ruas atendendo a população. Desde outubro de 2010, quando foi doada pelo Ministério da Saúde, nunca transportou nenhum paciente.


Segundo a secretária de Saúde da cidade, Gladys Barasnevicius, o município cumpriu todas as metas e obrigações que precisa para o consórcio e está no aguardo e dependência do funcionamento em Sorocaba.


Em Mairinque, também no interior paulista, a ambulância está equipada, profissionais treinados e uniformes comprados. A base do Samu já poderia funcionar, mas também depende de Sorocaba, onde vai funcionar a Central de Regulação do Samu Regional. Dentro da ambulância vários equipamentos parados. Maca, cilindros de oxigênio, desfibrilador. Segundo o coordenador do Samu da cidade, Ivan Azini, o pessoal está capacitado e o município espera a liberação da Central Reguladora que é Sorocaba.


Sorocaba foi escolhida para ser a sede do Samu Regional porque é a maior cidade e por ter o Conjunto Hospitalar, que é referência na saúde para diversos municípios.
Ambulância do Samu em Salto de Pirapora-SP
Mas por enquanto, em vez de salvar vidas, as prefeituras perdem tempo tentando explicar para moradores porque as ambulâncias estão sem circular. “A gente sabe que pessoas mais esclarecidas têm ciência que nós não somos um Samu Municipal, somos um Samu Regional e dependemos da sede da regional que é Sorocaba pra estarmos fazendo o serviço. Mas infelizmente às vezes acontece das pessoas ligarem aqui pra gente e dizer: olha tô precisando de uma ambulância e a gente fala: espera um pouquinho, estamos com todas as ambulâncias em atendimento e eles questionarem: mas vocês não tem uma ambulância parada? Então, isso causa um transtorno pra gente porque é uma ambulância e ambulância é pra salvar vidas e ela estar parada chega a ser assim é impensável.", explica Thaís Veneri, que é diretora de Administração de Mairinque.


No começo 15 municípios se interessaram em fazer parte do consórcio. Mas com tanta demora alguns já desistiram: São Roque, Tapiraí, Salto de Pirapora e Porto Feliz. O dinheiro que estes municípios mandariam para Sorocaba, para pagar as despesas do Samu Regional, não vai mais chegar. Com isso, a despesa fica maior para os municípios que continuam no consórcio.


Outro problema está na rede de hospitais. Santa Casa e Regional vivem em crise. De nada adianta pegar o paciente da região, chegar à Sorocaba e não ter onde internar.


Para o secretário da saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, não adianta começar um Samu Regional se não tiver a retaguarda e se não tiver para onde orientar, para onde encaminhar o paciente. “Nós temos um problema crônico na cidade que são leitos de UTI, principalmente UTI pediátrica. Então se eu não tenho este encaminhamento como é que eu posso regular um caso. Mandar pra outras cidades? Que outras cidades?”, disse o secretário.


O Ministério da Saúde não deve tomar as ambulâncias, diz que está acompanhando com os municípios o destino que cada um tem dado para as ambulâncias e se pode ajudar.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Veja o vídeo - Clique aqui!

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo