Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Termina greve dos trabalhadores da empresa de ônibus Piracema

A informação chegou logo após a assembleia das 9h de hoje, 25/01, na garagem da empresa, com os trabalhadores e representantes da Viação Piracema.

A greve está suspensa até sexta-feira, 27/01, foi quando a empresa assegurou realizar os pagamentos atrasados dos funcionários. Caso não seja cumpridos os acordos, os funcionários voltarão em estado de greve.

A intervenção na garagem da empresa aconteceu na madrugada de 24/01. “Os aumentos consecutivos nas passagens não tem garantido o repasse de pagamento para funcionários, e muito menos o depósito do FGTS atrasado há 17 meses, e segundo um representante da empresa, a PIRACEMA está sem dinheiro para efetuar o pagamento dos trabalhadores, nós do sindicato estamos lutando para que a situação seja normalizada o mais breve possível, não temos a intenção de prejudicar os usuários", diz Geraldo Bento, diretor do sindicato que acompanha o caso.

Porém o problema em questão é muito além do que todos possam imaginar, a Viação Piracema depende de pagamentos de algumas prefeituras na região, onde realiza o transporte escolar para poder realizar o pagamento dos funcionários daqui de Salto de Pirapora, os trabalhadores não receberam até o momento parte do 13º. salário, e a empresa se disponibilizou em fazer o pagamento parcelado, esse é o acordo que foi proposto.

Em conversa com pessoas ligadas a empresa, eles informaram que não existe interesse de nenhuma outra empresa que queira assumir essa linha intermunicipal de Salto de Pirapora á Sorocaba e vice-versa, e mesmo que haja interesse, a Viação Piracema é a detentora do contrato com o Município para operar essa linha intermunicipal, e não há interesse da mesma de abrir mão desse contrato, em paralelo a empresa São João não pode assumir o transporte coletivo intermunicipal de forma integral, eles não souberam informar se é um contrato ou um acordo entre ambas e o Município.

Esses relatos partiram de pessoas ligadas a empresa, que disseram que estão nas mãos de uma empresa que estão agindo da mesma forma que atuaram a empresa Breda.

Porém se a empresa não cumprir o acordo firmado de depositar os pagamentos até sexta-feira, 27/01, acordo esse com o sindicato e com os trabalhadores, a greve vai continuar.

Garagem da Viação Piracema no Jardim Paulistano
Foto: Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região

Termina greve dos trabalhadores da empresa de ônibus Piracema

Paralisação teve início no sábado, 23, por atraso no pagamento do adiantamento salarial

A empresa de ônibus Viação Piracema acabou de apresentar ao Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região os comprovantes de pagamento do adiantamento salarial de todos os trabalhadores e de pagamento da mensalidade atrasada do plano de saúde. Diante dessas confirmações, está encerrada a greve dos trabalhadores e os ônibus da empresa devem voltar a circular normalmente na madrugada desta terça-feira, 26.

A Viação Piracema é responsável por operar as linhas de ônibus intermunicipais entre os municípios de Sorocaba e Salto de Pirapora e entre São Miguel Arcanjo e Itapetininga, e também opera os transportes urbano e escolar no município de Araçoiaba da Serra.

Os trabalhadores iniciaram paralisação no sábado, 23, após a empresa não depositar o adiantamento salarial na última sexta-feira. Hoje (25) durante a manhã, o Sindicato foi informado sobre o atraso no pagamento do plano de saúde e possível suspensão do mesmo.

"Esta é a segunda vez que os trabalhadores da Viação Piracema precisam ir à greve para a empresa cumprir com suas obrigações básicas, como é o pagamento de salário. Os órgãos públicos, no caso a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), precisa tomar uma providência para que trabalhadores e usuários do transporte público não continuem a ser lesados pela má administração da empresa", afirma o diretor do Sindicato Geraldo Bento, que acompanha a paralisação.

Lembramos de que os trabalhadores do setor de ônibus decidiram por paralisação imediata em caso de atraso nos pagamentos de salário e de benefícios em assembleia realizada no dia 26 de novembro do ano passado. Na ocasião, o Sindicato notificou todas as empresas de ônibus sobre a deliberação da categoria.





Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo