Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

UFSCar inaugura mais três prédios no campus situado na SP-264

Foto: Arquivo Blog Adriano Vincler

Três novos prédios destinados à atividade acadêmica serão inaugurados na segunda-feira, às 15h, no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ainda sem todos os equipamentos previstos. As instalações representam uma expansão de 20% na área construída do campus, que chega a 48 mil metros quadrados. O corte de 47% nos investimentos da universidade, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), por sua vez, dificulta novos projetos de expansão, afirma a diretoria. 

A inauguração dos três novos prédios atende ao crescimento que a UFSCar de Sorocaba teve ao longo dos anos. Segundo a diretora do campus, Eli Angela Toso, o projeto inicial previa existência de sete cursos de graduação e nenhum programa de pós-graduação. No entanto, o campus hoje possui 14 graduações e nove programas de pós-graduação, sendo dois de nível nacional. "Esses prédios vêm para atender a essa demanda", afirma a diretora. 

Dois dos prédios que serão inaugurados devem abrigar o Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) e o Centro de Ciências e Gestão em Tecnologias (CCGT). A parte superior de cada um deles será para os gabinetes dos docentes, acrescenta Eli. Cada prédio possui também auditório e sala de reunião e laboratório de informática. O terceiro prédio será destinado à apresentação de aulas teóricas.


Equipamentos 

Embora os materiais e equipamentos necessários para as atividades acadêmicas estejam garantidos, ainda faltam equipamentos, reconhece a diretora. "Do ponto de vista de material mais pesado, faltam poucas coisas, como cortinas, que depende de licitação", diz. Outro exemplo é o número de equipamentos para os laboratórios, que ainda não é o total previsto. Alguns itens estão sendo realocados de outras instalações. "A expectativa é de que até fim do ano esteja tudo pronto e a reitoria está trabalhando para isso", garante Eli. 

O problema se deve ao corte de 47% na verba para investimento na universidade, fruto da contenção de recursos no MEC. Essa situação, além disso, deve dificultar os planos de expansão da UFSCar, admite Eli. Por outro lado, aqueles projetos já iniciados ou previstos devem acontecer, atesta. Dentre eles, ainda neste ano, estão a construção de vestiários no entorno do campo, ampliação da área de vivência dos alunos e a reforma da quadra. Deve ficar para 2016, contudo, o início da ampliação do restaurante universitário, conclui. 

O campus Sorocaba da UFSCar está localizado no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), bairro do Itinga, em Sorocaba. O evento é aberto a toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo