Salto de Pirapora Notícias

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quarta-feira, 22 de abril de 2015

Plano Diretor priorizará obras de mobilidade

Projeto prevê instalação de anel viário interligando as principais rodovias e instalação de 48 km de ciclovias

Obras previstas no Plano Diretor de Votorantim têm como principal proposta o desafogamento do trânsito na região central da cidade, principalmente na ligação com Sorocaba, como a avenida 31 de Março, que atualmente recebe o maior fluxo de veículos - ADIVAL B. PINTO / ARQUIVO JCS (15/7/2013)
 A revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) de Votorantim prevê a execução de obras de grande porte na área da mobilidade urbana, principalmente relacionados a fluidez do trânsito no classificado novo centro comercial, localizado na região da avenida Gisele Constantino e do shopping Iguatemi/Esplanada e também no centro antigo, situado na região da avenida 31 de Março.

Entre as obras destacadas estão o anel viário, que interligará a rodovia Raposo Tavares (SP-270) com a rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79) e a avenida que interligará a antiga estrada Votorantim/Sorocaba com acesso do shopping Iguatemi/Esplanada. Há também previsão de instalação de 48 quilômetros de ciclovias espalhadas pela cidade, divididas em três etapas de execução. Entretanto, todas as obras previstas estão em fase de estudo, negociação entre as partes, sem menção de qualquer prazo para início dos serviços.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, disse que o Plano Diretor de Votorantim é mais que o zoneamento urbano do Município e prevê o desenvolvimento da cidade para os próximos 10 a 15 anos. De acordo com ele, o Plano Diretor de Votorantim pensa de forma regional, proposta estabelecida pela Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e trabalha para resolver problemas de mobilidade existentes entre os municípios vizinhos. Abibe destacou que tudo tem que ser pensando de forma integral e as vias públicas que ligam principalmente Sorocaba e Votorantim, diante da conurbação, precisam ter uma continuidade funcional com a mesma tipologia. "Se ela (via) tem papel de arterial em Sorocaba, tem que ser arterial em Votorantim. Se é uma condutora em Sorocaba, tem que ter papel de condutora em Votorantim", destacou.

Anel viário


Uma das primeiras obras para estabelecer essa conexão entre as rodovias estaduais (Raposo Tavares e Castelo Branco) e as rodovias regionais (SP-79 e a SP-264) é o anel viário. O traçado da via pública, que terá 23 quilômetros ao todo, passa pelo território de Votorantim, em sua grande maioria, e apenas 2,5 quilômetros estão situados em Sorocaba. Deste total, 17 quilômetros estão em área do Grupo Votorantim e o restante em área particular que precisará ser desapropriada. 

A obra começa na rodovia Celso Charuri (interligação entre a Raposo Tavares e a rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho), passa pelo bairro dos Morros (divisa de Sorocaba e Votorantim) e segue pelo acesso 103 da SP-79, até chegar na rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79). O secretário informou que as negociações entre as partes, prefeituras de Votorantim e Sorocaba, o Grupo Votorantim e o governo do Estado de São Paulo foram interrompidas por causa da eleição do ano passado e retomadas agora.


Abibe destacou que o Grupo Votorantim também tem interesse na obra e é parceiro no empreendimento, tanto na doação da área, como também em investimentos. "O DER (Departamento de Estrada e Rodagem) está desenhando uma forma de parceria, que envolve o Grupo, inclusive no financiamento da obra. Será provavelmente uma parceria público-privada, entre o grupo, governo do Estado e as prefeituras."

O secretário disse que o novo anel servirá para o tráfego de passagem, principalmente de transporte de carga, e servirá para desafogar o trânsito nas áreas mais conurbadas da rodovia Raposo Tavares, entre Sorocaba e Votorantim. Abibe destacou que o anel viário comportará todo trânsito vindo das cidades de Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Piedade e Tapiraí e o motorista não precisará mais adentrar nas áreas mais urbanizadas. "Formaria um conjunto com Sorocaba, de grande anel viário regional, estabelecendo um anel viário metropolitano, de circulação entre as rodovias", afirmou.

Ela indicou que o anel viário terá a mesma função da rodovia Celso Charuri, como via expressa para dar velocidade e fluidez para o tráfego. Abibe disse que ainda não foi estabelecido um custo para rodovia e que o governo do Estado de São Paulo vai realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica. A prefeitura de Sorocaba respondeu, em nota da assessoria de imprensa, que participa das negociações do anel viário. Porém, de acordo com a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), a Prefeitura de Votorantim foi quem apresentou esse traçado. Já dentro de Sorocaba, ressaltou a nota, o traçado não ficou definido. A prefeitura indicou ainda que a proposta não consta do Plano Diretor de Sorocaba, que definiu os principais corredores, vias arteriais e anéis viários. Atualmente, encerra a nota, a Semob analisa as propostas e possibilidades.

Iguatemi

Outra obra destacada no Plano Diretor de Votorantim é uma nova avenida para desafogar o trânsito na avenida Gisele Constantino. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, disse que essa região da cidade foi transformada no novo centro comercial da cidade, com o impulso da instalação do complexo Iguatemi/Esplanada. Ele destacou ainda que o local deve receber futuramente uma gama maior de investimentos, com a instalação de novos estabelecimentos comerciais, hotéis e condomínios empresariais. "Hoje em dia não é mais um shopping só, vamos ter vários empreendimentos aqui. A avenida Gisele Constantino não comporta mais."

Uma nova avenida sairá no eixo desativado da SP-79 (antiga rodovia Sorocaba/Votorantim) e chegará até ao shopping Iguatemi. Abibe disse que a Prefeitura negocia com os proprietários da área, situada atrás do Sesi de Votorantim, uma possível parceria. Ele indicou que a nova avenida terá 18 metros de largura e fluxo único para quem acessa o shopping. A avenida Cláudio Pinto do Nascimento também será de sentido único, neste caso para quem deixa o shopping. "Isso servirá para desestimular as pessoas a pegarem a Gisele Constantino. Vamos batalhar para viabilizar essa obra, já que é uma das mais importantes. Será a reestruturação viária dessa região, que sofreu grande transformação."

Pontes

O Plano Diretor também prevê um conjunto de novas pontes e travessias. Abibe destacou que as atuais se encontram precárias, como por exemplo a da avenida Luiz do Patrocino Fernandes. Ele disse que esta ponte é importante, já que divide a cidade e gera hoje em dia um gargalo no trânsito, por ainda ser pista simples. 

Uma nova ponte foi apontada como prioridade para fazer a travessia no rio Sorocaba, interligando a avenida Carmen Galan Burgos, na região Rio Acima, até a avenida Juscelino Kubitschek, nas proximidades da empresa Splice. "A intenção é que o trânsito daquela região da Vila Garcia não precise se encaminhar para o centro. Tem que ter um acesso ali para distribuir melhor o trânsito."

Ciclovias

A mobilidade urbana, proposta no Plano Diretor, também passa pela ampliação do trecho de ciclovias. Atualmente, Votorantim tem apenas um trecho, de 1,6 quilômetro, entre a entrada da cidade até a avenida 31 de Março. A intenção do projeto é chegar aos 48 quilômetros, divididos em três etapas. A primeira delas depende de aval do DER para interligar o bairro Itapeva até o centro. A malha cicloviária será implantada na calçada do acesso 103 da SP-79, no sentido Piedade-Votorantim, até o bairro Votocel e depois passará para o sentido inverso até chegar a avenida 31 de Março. A segunda etapa terá a ligação das extremidades da cidade, nos bairros Vila Nova, Jardim Tatiana e Jardim Novo Mundo. A terceira fase vai complementar as principais avenidas do município.

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