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terça-feira, 4 de novembro de 2014

Governo Federal lança Consumidor.gov.br, um site para consumidores reclamarem de empresas

Conheça o site consumidor.gov.br que é um serviço do Ministério da Justiça que permite a reclamação de consumidores sobre empresas e a participação dessas empresas nas soluções.
A internet veio para mudar de vez a forma de relacionarmos seja com as outras pessoas, seja com as empresas e governo. Um bom exemplo disso é o site consumidor.gov.br do Ministério da Justiça que permite que consumidores possam fazer reclamações de empresas e que essas empresas possam se manifestar no sentido de explicar ou solucionar os problemas levantados nas reclamações.
Quem monitora o site?
O site é monitorado pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade que poderá reclamar e acompanhar as reclamações feitas por outros usuários.
Quais empresas participam?
Para participar do site as empresas precisam se cadastrar formalmente e atualmente o site consumidor.gov.br conta com as seguintes categorias de empresas:
§  Administradoras de Consórcios
§  Agências de Viagens
§  Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão
§  Companhias Aéreas
§  Comércio Eletrônico
§  Empresas de Energia Elétrica, Água e Esgoto
§  Empresas de Pagamento Online
§  Fabricantes – Eletroeletrônicos, eletroportáteis, informática
§  Fabricantes – Linha Branca
§  Operadoras de Plano de Saúde
§  Operadoras de Telecomunicações (Telefonia, Internet, TV por assinatura)
§  Seguradoras e Corretoras de Seguros
§  Supermercados
§  Varejistas
Como funciona?
Ele é bem parecido com outro site que já existe que é o Reclame Aqui, a diferença é que o consumidor.gov.br é ligado aos órgãos públicos de justiça e defesa d consumidor.
O ciclo de funcionamento do site é o seguinte:
§  O consumidor reclama
§  A empresa responde explicando ou se comprometendo a resolver o problema
§  O consumidor avalia o posicionamento da empresa
§  Todos envolvidos monitoram, ou seja, o Procon, o Ministério da Justiça e a sociedade, já que as informações são públicas.
Para participar basta acessar o site: www.consumidor.gov.br
Quais as vantagens de usar este site?
Primeiro que você estará usando o direito que tem de reclamar, depois que as empresas serão sensibilizadas a melhorar seus produtos e serviços, bem como a maneira como se relaciona com a sociedade e por fim você ajuda os órgãos públicos a conhecer como é feito as transações comerciais no país, como as empresas e consumidores se comportam e com isso poderá ajustar suas políticas de fiscalização e monitoramento.
O funcionamento não é muito diferente do Reclame Aqui. Se sentiu lesado por alguma empresa? Escreva sua reclamação no Consumidor.gov.br. A queixa ficará disponível para todos os usuários lerem, e a empresa deverá dar uma resposta em até dez dias. Se não responder, o consumidor pode recorrer a meios tradicionais – como ao Procon – para tentar solucionar a questão. A ideia do Consumidor.gov.br é servir como ponte entre consumidor e empresa quando reclamar pelo serviço de atendimento ao cliente não resolve mais as coisas.
Mas não é possível reclamar de qualquer empresa. É necessário que a empresa se inscreva no serviço. A lista de quem já aceita usar o Consumidor.gov.br para solucionar problemas com os consumidores pode ser vista aqui – as principais operadoras de telefonia, por exemplo, estão cadastradas, mas a lista de sites de comércio eletrônico é relativamente pequena (principalmente ao lembrar os 388 sites não recomendados pelo Procon-SP).

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