Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 10 de maio de 2014

Região Metropolitana de Sorocaba é sancionada

Promessa é de aprovar agência e fundo de desenvolvimento até julho
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul - José Antonio Rosa
A RMS concentrará uma população aproximada de 1,7 milhão de habitantes e será gerida por um Conselho composto pelos prefeitos dos 26 municípios.
Daniela Gaspari / AI Hamilton Pereira
Sorocaba se tornou oficialmente ontem, dia 8 de maio, sede da quinta região metropolitana do Estado de São Paulo. Nove anos depois da apresentação pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT) de projeto dispondo sobre a criação do polo, iniciativa que foi, em 2014, encampada pelo Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a lei que dispõe sobre o adensamento urbano, durante cerimônia no Parque Tecnológico.

Prefeitos e vereadores dos 26 municípios, além de lideranças, participaram do evento. O subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita foi o primeiro a discursar e destacou o empenho dos deputados Hamilton Pereira, Carlos Cezar (PSB) e Maria Lúcia Amary (PSDB), que representam a região na Assembleia.
"Todos se dedicaram para que o projeto fosse viabilizado. Isso comprova o desprendimento político e o espírito público dos parlamentares", disse. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (também do PSDB) citou o fator de integração como um dos diferenciais da RMS. "Juntos, seremos mais fortes e estaremos preparados para o enfrentamento e soluções de demandas comuns".

Em seu discurso, o governador descontraiu os presentes ao citar que a nova região "já começa com tudo". "O Ituano foi campeão e o São Bento subiu para a primeira divisão". Comentou também que a RMS está estrategicamente situada entre duas outras importantes regiões metropolitanas do país: São Paulo e Curitiba, além de manter limite territorial e processo de conurbação com a Região Metropolitana de Campinas.
"São 26 municípios de uma das regiões que mais crescem no Estado de São Paulo. A transformação em Região Metropolitana é uma ferramenta para integração, sinergia e desenvolvimento, além da melhoria na qualidade de vida da população". 

O governador aproveitou para dizer que vai encaminhar nos próximos dias à Assembleia o projeto criando a Agência e o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Sorocaba. Até julho, conforme Alckmin, as propostas estarão aprovadas e, com isso, poderão ser nomeados os integrantes do Conselho de Desenvolvimento da RMS.
Alckmin falou, ainda, da participação das lideranças políticas locais no processo de encaminhamento da proposta e do apoio dado à causa pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, representada na solenidade pelo presidente do Conselho Superior, Laelso Rodrigues.

A RMS em números

A Região Metropolitana de Sorocaba concentrará uma população aproximada de 1,7 milhão de habitantes e será gerida por um Conselho composto pelos prefeitos dos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

A região possui 11 municípios localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, com economias baseadas em atividades industriais. Destes, cinco apresentam especial importância na economia do Estado: Sorocaba, Itu, Salto, Cerquilho e Votorantim. É a maior produtora agrícola entre as regiões metropolitanas, com elevada diversidade. Tem papel relevante na produção estadual de minérios, como cimento, calcário, rocha ornamental, pedra brita, argila, complexos carbonatíticos e tungstênio.


Com Produto Interno Bruto (2011) de R$ 46,7 bilhões, é equivalente a 3,46% do PIB gerado no Estado e ocupa a 11ª posição da economia estadual. Este porcentual é próximo ao da RM de Santos (3,88%), superado apenas pelos das RMs do Vale do Paraíba e Litoral Norte (4,68%), Campinas (7,84%) e de São Paulo (56,32%).

Apresenta a atividade industrial voltada à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Abriga o Parque Tecnológico de Sorocaba, inaugurado em 2012. Conta com a Agência de Inovação e a Incubadora Tecnológica, laboratórios e convênios com mais de 10 universidades nacionais e internacionais, Centro Experimental de Aramar, da Marinha Brasileira, localizado na região da Flona Ipanema/Iperó.

Os empregos formais estão concentrados (96,9%) nas atividades urbanas, sendo 36,88% no setor de serviços, 36,08% na indústria e 20,72% no comércio. A ocupação na construção civil representa 3,22% e na agropecuária representa 3,10% do total. Sorocaba se sobressai com 38,7% dos empregos da região, seguida por Itu, com 11,5%. Conta, ainda, com cinco unidades de conservação, abrangendo 19% do seu território, num total de 1.572 Km2, além de áreas municipais e particulares protegidas. Têm destaque no turismo os circuitos históricos e o ecoturismo.


Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo