Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

domingo, 10 de novembro de 2013

Palestras e debates foram as atrações deste sábado

João Carlos Nogueira, consultor do Sebrae, falou ontem sobre afroempreendedorismo
Foto: Fábio Rogério

| SEMANA DE CONSCIÊNCIA DE RAÇA
Prossegue hoje, a partir das 10h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, as atividades da 1ª Semana da Consciência de Raça em Sorocaba. Estão previstos debates e três palestras "Saúde da população negra", às 10h, ministrada por Regina Cardoso, "Saúde no terreiro", às 10h45, conduzida por Iyá Cristina d"Osun (SP), e um júri simulado "Assédio no ambiente de trabalho", às 14h. Por volta das 15h, haverá um workshop de turbantes, com Michele (SP).

A realização do evento é em alusão ao Dia da Consciência Negra, que será celebrado no dia 20 de novembro, e tem a parceria do Sindicato dos Metalúrgicos com a Associação Raízes de Sorocaba.

Foto: Arquivo Adriano Vincler
Ontem à noite, na abertura do encontro que reuniu estudiosos, historiadores e especialistas sobre a questão do negro no País, houve a participação de lideranças da comunidade quilombola de Salto de Pirapora - nacionalmente conhecida como Cafundó. Elas descreveram as dificuldades que estão passando no local após receberem a posse da terra, depois de 50 anos de luta, e disseram que foram abandonadas pelo Poder Público, e ainda, que sofrem discriminação na cidade.

Já o consultor técnico nacional do Sebrae, João Carlos Nogueira, apresentou em sua palestra, as vantagens do empreendedorismo pelo afrodescendentes. Participaram da composição da mesa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva, do coordenador do Sindicato Evanildo Amancio, líder quilombola Marcos Noberto da Silva, do sociólogo João Carlos Nogueira e do secretário de Combate à Desigualdade Racial Joel Américo de Oliveira.

O encerramento da primeira noite do evento foi feito com dança e música apresentadas pelo grupo de rap sorocabano X da Questão.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo