Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Falta de estrutura em canil prejudica saúde de cães em Salto de Pirapora

Animais dormem no chão gelado e ficam o dia todo na terra.
Local não oferece nem atendimento veterinário.
Cães ficam o dia todo na terra; canil não oferece estrutura adequada
(Foto: Reprodução/TV TEM)
O canil de Salto de Pirapora (SP), que funciona no Centro de Controle de Zoonoses, e deveria tratar muito bem os animais recolhidos das ruas, não tem a estrutura necessária. Cães dormem no chão gelado e até na terra, sem nenhuma proteção. Além disso, a falta de investimentos chega até a prejudicar o tratamento dos animais, já que o local não tem estrutura nem para fazer exames para avaliar a saúde dos bichos. A maioria dos recintos do canil não oferece o mínimo de conforto. O local, que é mantido pela Prefeitura de Salto de Pirapora, não recebe nenhum tipo de investimento há muito tempo. O estado de abandono é possível ver até do lado de fora.

Sem a estrutura ideal, não resta outra alternativa: os cães passam o dia todo na terrra, além de machos e fêmeas dividirem o mesmo espaço. Um funcionário do local, que prefere não se identificar, comentou sobre a situação. "Como as baias são pequenas, você não consegue separar os animais para evitar alguma agressividade. Então, acabamos deixando os animais misturados, macho com fêmea, o que não é muito apropriado", explica.

Atualmente, o local abriga 50 cães, todos foram abandonados nas ruas e levados para o canil para receber cuidados. Mas nenhum, até hoje, foi castrado para ser colocado pra adoção. Nem exames para saber como está a saúde deles são feitos no local. Uma mesa, que está caindo aos pedaços, é utilizada para atender os animais que muitas vezes chegam doentes e machucados.

"Não tem local para isolar o animal. A terra  mesmo atrapalha algum tratamento, porque se um cachorro morreu no local, a doença fica na terra. Então, dificulta tratar os outros animais", ressalta o funcionário do canil.
O aposentado Márcio Mariano, que mora perto do espaço, conta que em dias de chuva a situação é ainda pior. As baias de terra ficam inundadas. "Choveu bastante, enche de água ali e fica uma lama, que se mistura com as fezes dos animais. Os cães ficam no meio da lama", explica o vizinho. Os problemas no canil não surgiram agora. O local está assim há pelo menos um ano, apontam vizinhos.

A secretária de Saúde de Salto de Pirapora, Rita de Cássio Camargo, admite que sabia de tudo desde janeiro, quando fez uma visita ao prédio. Agora, a prefeitura garante que vai resolver a situação. "São alguns itens que eram mais simples de resolução, a secretaria comprou e outras que estão relacionados a estrutura, estamos em estudo com um projeto com a engenharia para a construção", explica.


Assista ao vídeo - Clique aqui!

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo