Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Palco de clipe dos Racionais, prédio invadido será moradia popular

Há um ano, o rapper Mano Brown, dos Racionais MC's, subiu num palco montado dentro de um edifício ocupado da rua Mauá, no bairro da Luz, para gravar o videoclipe da música "Marighella", quando 247 famílias estavam prestes a serem "despejadas".

Ontem, os moradores do antigo hotel Santos Dumont comemoraram. O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou um decreto que declara a área como de interesse social, primeiro passo da desapropriação do edifício, invadido há seis anos, para transformá-lo em moradia popular.

Os movimentos de moradia foram os primeiros a protestar na gestão Haddad, que se viu obrigada a negociar, nos primeiros dias de governo, com os sem-teto.

No sétimo dia do mandato, sem-teto invadiram o prédio na Luz que fica no terreno cedido pelo município ao Instituto Lula. O plano era instalar ali o Memorial da Democracia. Agora, cerca de cem famílias moram lá.


Vídeo publicado em 20/05/2012

A ocupação na rua Mauá é, segundo a prefeitura, um dos 47 prédios ocupados na região central da cidade.

A partir de 2008, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e o FLM (Frente de Luta por Moradia) iniciaram uma série de invasões a edifícios vazios na região central. Se dizem responsáveis por 17 ocupações.

A reintegração de posse do antigo Santos Dumont estava prevista para 2012, mas foi revertida na Justiça.
desapropriação

Agora, após o decreto de interesse social, a prefeitura vai começar o processo de desapropriação. Os proprietários serão indenizados pelo imóvel, ainda não avaliado, descontadas dívidas com IPTU.

Outros 12 edifícios já foram declarados de interesse social. A desapropriação da área doada ao Instituto Lula está sendo estudada.

Segundo Ivanete Araújo, 40, líder sem-teto, o movimento quer manter todas as famílias no prédio da Mauá.

Na gravação do videoclipe, Mano Brown criticou o poder público, dizendo que os sem-teto eram "uma unha encravada no centro, problema que não querem resolver". "Esse decreto de hoje [ontem] foi uma vitória", disse Ivanete.

Fonte: Folha Uol


Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo