Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estudo diz que consumo de lúpulo, presente na cerveja, pode evitar gripe

No entanto, seria necessário tomar 30 latas para ter efeito antiviral.
Pesquisa feita por universidade foi financiada por cervejaria.
 
O consumo de grandes quantidades de lúpulo pode ajudar a prevenir a gripe e outras doenças mais perigosas para crianças pequenas, informou a cervejaria japonesa Sapporo, na quarta-feira (5), citando um estudo científico.

Um composto químico no lúpulo, a planta usada para dar o gosto amargo à cerveja, proporciona uma defesa efetiva contra um vírus que pode causar formas severas de pneumonia e bronquite em crianças, anunciou a cervejaria.

O estudo de cientistas da Universidade Médica de Sapporo mostra que o composto - chamado humulona- é um efetivo agente na contenção do vírus respiratório sincicial (VRS), informou a empresa que financiou o estudo.

O lúpulo da cerveja contém o composto que pode evitar a gripe, mas a ingestão da bebida seria
inviável como forma de se prevenir contra a doença.

O vírus RS pode causar pneumonia grave e dificuldades de respiração em bebês, mas nenhuma vacina está disponível para contê-lo no momento", disse Jun Fuchimoto, um pesquisador da empresa.

O vírus tende a se espalhar no inverno e pode causar sintomas parecidos com um resfriado em adultos.

Fuchimoto disse que a quantidade de humulona presente na cerveja é tão pequena que uma pessoa teria que beber cerca de 30 latas, de 350 ml cada, para que tenha o efeito de um antiviral.

"Estamos estudando agora se é possível aplicar humulona na comida ou em produtos não alcoólicos", completou. "O maior desafio vai ser o gosto amargo, que as crianças não gostam". O estudo também descobriu que a humulona alivia a inflamação causada pela infecção do vírus.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo