Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Semana de Cultura e Arte Negra

Evento, que está em sua segunda edição, ocorre de hoje até terça-feira; um dos destaques é a presença da deputada estadual Leci Brandão
 
Artistas vão fazer apresentações e participar de debates - Por: Divulgação
A 2ª Semana de Cultura e Arte Negra de Sorocaba começa hoje e segue até a próxima terça-feira, dia 15 de maio. O evento, uma parceria entre a Sociedade Cultural Beneficente 28 de Setembro e a ONG Ação Periférica de Sorocaba, promove atividades gratuitas para todos os interessados em conhecer os trabalhos dos artistas envolvidos e participar de alguns debates que serão realizados durante essa semana. A programação começa hoje, às 17h, com o show das bandas Êxodo da Babilônia, Dabliueme e do cantor de reggae africano Pupa Kunda, que farão um tributo a Bob Marley para relembrar o 11 de maio, dia de falecimento do cantor.

Márcio Brown, arte-educador, presidente da ONG Ação Periférica e um dos organizadores do evento, destaca que o objetivo da semana é abrir as portas do Clube 28 de Setembro para que toda a comunidade conheça o espaço. "É um clube voltado à família e queremos que ocorra uma integração entre as pessoas que frequentam o lugar e toda a sociedade. Por isso, eventos da semana não são voltados apenas à comunidade negra, mas sim a toda população", frisa. Brown lembra que é o segundo ano que a semana cultural é promovida e o intuito dos realizadores é torná-la uma programação fixa no mês de maio. "Para se tornar referência e atrair cada vez mais artistas e atuantes na cultura negra de Sorocaba para divulgar sua arte, seu trabalho."

Programação

Amanhã, as atividades começam mais cedo. A partir das 10h, num espaço do clube, será realizada uma grafitagem com os principais nomes dessa arte em Sorocaba como convidados. No começo da tarde, às 14h, começa a "Roda de Troca de Ideias sobre o Hip Hop", que será encerrada com apresentação de grupos de hip hop, DJs, raps e roda de breaking. O tema do debate, adianta Brown, é a Lei Municipal 7359/2005 que instituiu na cidade a Semana do Hip Hop. "Muitos integrantes dessa cultura não sabem dessa semana. Pela lei, o município deve favorecer ações para que entre os dias 12 e 20 de novembro, os artistas do hip hop exponham suas produções e tudo o mais que for relacionado ao movimento", explicou. Brown informou que além de divulgar esse benefício para que os artistas saibam usufruir dele, os integrantes do movimento hip hop da cidade já vão começar a traçar propostas para o evento de novembro.

No domingo, às 17h, grupos da Associação de Capoeira Emboscada, projeto instalado no Parque das Laranjeiras, vão apresentar a peça teatral "A Fuga de Zumbi", que será finalizada com um bate-papo sobre o 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. "Nessa conversa também será discutida a implantação da capoeira no currículo das escolas, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC) e todos os capoeiristas da cidade estão convidados a participar para que se apropriem dessa informação", avisa Brown.

A programação continua na segunda-feira, às 17h, com a presença da deputada estadual Leci Brandão, que vai falar sobre o programa Mais Cultura, que discute políticas públicas culturais necessárias em cada região ou cidade. "Nesse bate-papo não vamos tratar apenas da cultura africana, mas cultura da cidade como um todo, por isso é interessante que todos os artistas participem. Pretendemos definir nossas demandas para que a deputada as defenda na Assembléia Legislativa." Nesse dia, o grupo Casa do Ritmo também vai se apresentar.

Para encerrar a semana de arte e cultura, na terça-feira, dia 15, a partir das 15h, será exibido o documentário "Clementina de Jesus - Rainha Quelé", de Werinton Kermes e Miriam Cris Carlos. Logo depois, o cantor Cassiano Moraes apresenta o show "Amar é Lei". Para encerrar a noite e prestar uma homenagem às mulheres pelo Dia das Mães, será realizada uma roda de samba com o Fonte do Samba. Serão apresentadas composições próprias desse grupo, que se apresenta toda terça-feira no Clube 28, bem como de outras compositores que comparecerem à roda.

O 28 de Setembro fica na rua Machado de Assis, 112, Centro (atrás da Oficina Cultural Grande Otelo). Informações pelo telefone (15) 3031-3679 ou pelo email scb28desetembro@gmail.com.

Notícia publicada na edição de 11/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul
Andrea Alves

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo