Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 7 de janeiro de 2012

Apenas 2% do lixo doméstico são reciclados em Sorocaba, SP

Para presidente do Ceadec, o problema é a falta de estrutura.
Em Jundiaí, o plano municipal garante a reciclagem de 80% do lixo.

Apesar das numerosas campanhas a favor da reciclagem do lixo doméstico, somente 11 toneladas do material são recicladas por dia em Sorocaba, interior de São Paulo. Isso corresponde a apenas 2% do total de lixo produzido na cidade, que é de 500 toneladas diárias.

O número, segundo Rita Viana, presidente do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba (Ceadec), não se deve à baixa participação dos moradores. "Seria até injusto dizer que população não ajuda. O problema é que falta um melhor planejamento do município para a coleta", afirma.

Já em Jundiaí, também no interior do estado, a situação é inversa. Somente 25 toneladas de lixo são descartadas diariamente. Além de ser um número baixo, o intenso trabalho das cooperativas fazem com que cerca de 80% desse material seja reciclado e volte às prateleiras do consumidor.

Além disso, uma parceria da prefeitura com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), em 2010, extinguiu as sacolas plásticas dos supermercados da cidade. Essa ação resultou em 80 toneladas de plástico a menos despejadas todos os meses no aterro sanitário da cidade. Segundo a prefeitura, foram os resultados positivos na cidade que chamaram a atenção do governo estadual, que deve colocar o mesmo projeto em prática ainda no início deste ano.

Como ajudar


Os materiais recicláveis, como plástico, vidro, metal e papel, devem ser guardados limpos e secos. O óleo de cozinha pode ser armazenado em garrafas do tipo pet. Depois, é só entregar o lixo aos caminhões de coleta seletiva ou levar o material até a cooperativa mais próxima.

Em Jundiaí, a empresa responsável pela reciclagem do lixo é a 14 de Dezembro, que fica na Avenida Yamashita Yukio, n° 1.268, no Distrito Industrial. Os caminhões de coleta seletiva passam pelas zonas sul e leste da cidade às segundas e sextas-feiras. As zonas norte e oeste recebem os caminhões às terças e sábados.

Em Sorocaba, quatro cooperativas cuidam do processo de reciclagem. Confira os telefones de contato para mais informações:

Região Centro/Sul
Área do Centro/Jardim Paulistano ao Parque Campolim
Cooperativa Catares
Telefone: (15) 3211-7458

Região Nordeste
Área do Jardim Iguatemi a Aparecidinha
Cooperativa Reviver
Telefone: (15) 3228-2251

Regiões Norte, Leste e Oeste
Áreas das Avenidas Itavuvu e Ipanema; Vila Assis a Brigadeiro Tobias e Jardim Simus ao Central Parque
Cooperativa Coreso
Telefone: (15) 3017-5271

Região Noroeste
Área do Trujilo ao Parque São Bento
Cooperativa Ecoeso
Telefone: (15) 3021-5747

Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí

___________________________________________________

Divulgação CEADEC


Em Salto de Pirapora, em parceria com a Associação São Vicente de Paulo, o CEADEC organizou os desempregados para atuarem em conjunto no sistema cooperativo, criando a CORESP – Cooperativa de Reciclagem de Salto de Pirapora.

Que fica na rua Maria Francisca dos Santos Marcello S/N no final da rua, (Próximo a fábrica Strapet)  no Jardim Ana Guilherme - Salto de Pirapora


Projeto Cata-Vida

O Rede de Comercialização Solidária das Cooperativas de Sorocaba e Região (Cata-Vida) nasceu de uma iniciativa do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) para promover um processo de organização de catadores em cooperativas e associações, além de formar uma rede solidária envolvendo essas organizações, ajudando a resolver as dificuldades que enfrentavam quando comercializavam, de forma isolada, os materiais que coletavam em seus municípios. Com a iniciativa, o Ceadec pretende aperfeiçoar ações que visem a educação sócio-ambiental, a melhoria do processo e a ampliação da estrutura, com a capacitação de cooperados um aumento de 25% em suas rendas.


O Cata-Vida cumpre as etapas de coleta, armazenamento, beneficiamento, comercialização e industrialização, integrando os municípios de Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, Capão Bonito e Itapeva, no Estado de São Paulo. Atualmente a rede comercializa mensalmente 193 toneladas de material reciclado.

A parceria com a Petrobras permite o estímulo à implantação da coleta seletiva nos municípios envolvidos; a melhoria da qualidade de vida aos habitantes da região; a melhoria da gestão administrativa das cooperativas e a inclusão de novos cooperados. O investimento da companhia possibilitou a aquisição de um caminhão e cinco microcomputadores, a capacitação dos catadores, palestras para alunos e líderes comunitários e o desenvolvimento e distribuição de materiais educativos e de divulgação.

Fonte: http://www2.petrobras.com.br/ResponsabilidadeSocial/portugues/PetrobrasFomeZero/ProjetoCataVida.asp em 09/06/2005



Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo