Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sorocaba ganha quase 20 mil eleitores em dois anos

Cidade soma 410.238 pessoas aptas a votar


Prazo para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor vai até maio de 2012 - Por: Arquivo JCS/Emídio Marques

Sorocaba ganhou num prazo de dois anos quase 20 mil novos eleitores e já é a 6.ª cidade do Estado, incluindo a capital, com maior número de pessoas aptas a votar nas próximas eleições, com 410.238 eleitores. Em novembro de 2009, a cidade somava 391.089. Os números representam ainda cerca de 45% de todo o colégio eleitoral da região, que inclui as 17 cidades de cobertura do jornal Cruzeiro do Sul. Em dois anos foram acrescidos 19.149 no eleitorado sorocabano, número que deve aumentar ainda mais até as eleições municipais de 2012, já que o prazo para tirar, transferir ou regularizar títulos de eleitores termina somente em maio do ano que vem.

Esse aumento, segundo representantes da Justiça Eleitoral, deve-se ao crescimento vegetativo da cidade, além de novas transferências de pessoas vindas de outras regiões do Estado e do País, bem como campanhas realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como a recente no qual teve como objetivo alistar jovens com idades entre 16 e 17 anos. O aumento do número de eleitores reflete diretamente no quociente eleitoral. Há quatro anos, para um partido eleger um vereador foi necessário cerca de 17 mil votos, atualmente, com esse total de eleitores, serão necessários, nas eleições de 2012, aproximadamente 19 mil votos. Isso porque para calcular o quociente eleitoral basta dividir o número de votos válidos pelo número de vagas disputadas.

De acordo com o ranking dos maiores colégios eleitorais do Estado, elaborado rela reportagem, com base em estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , a capital com 8,4 milhões de eleitores, seguida por Campinas, com 766,2 mil pessoas aptas a votar. Em terceiro lugar aparece a cidade de Santo André, com 542,9 mil, logo atrás vem Osasco, com 531,4 mil eleitores. À frente de Sorocaba na estatística está ainda a cidade de São José dos Campos, com 440 mil pessoas aptas a votar, segundo o TRE.

Dos 410,2 mil eleitores registrados, pouco mais de 213 mil, o equivalente a 52%, são mulheres, enquanto que outros 48%, ou seja, 196,2 mil, são formados por homens. A faixa etária com maior número de eleitores está entre 45 e 59 anos, com 102,4 mil. Logo em seguida aparece eleitores com idades entre 25 e 34 anos, com 98,1 mil pessoas aptas a votar. Ainda de acordo com o levantamento junto aos seis cartórios eleitorais da cidade, o maior número de eleitores está concentrado na Zona Eleitoral 357.ª, que compreende a região onde estão localizados os bairros Itavuvu, Éden, Vitória Régia, Parque São Bento e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério: 86.069 eleitores. Outros 76.665 eleitores estão cadastrados na 271.ª ZE, que abrange a zona oeste da cidade.

Na zona leste, onde estão os bairros Vila Hortênsia, Árvore Grande, Colorau e Barcelona, cuja responsabilidade pelos registros eleitorais é da 342.ª ZE, estão 75.525 pessoas aptas a votar. Outros 71.695 eleitores estão concentrados na região dos bairros Vila Santana, Progresso, Jardim Santa Rosália, Retiro São João, Iguatemi e Saira, sob responsabilidade da 343.ª ZE. A 137.ª, que abrange a região central da cidade e parte da zona sul e oeste, estão registrados 52.247 eleitores. Por fim, o cartório da 356.ª ZE, responsável por eleitores que moram em parte da zona norte, estão aptas a votar 48.037 pessoas.

Para João Lima, responsável por um dos cartórios eleitorais de Sorocaba, o aumento do número de eleitores é reflexo do crescimento vegetativo da cidade, bem como de novas transferências de pessoas vindas de outras regiões do Estado e até mesmo do País, por conta do desenvolvimento econômico da cidade. "Há de se destacar as campanhas realizadas pela Justiça Eleitoral. Uma delas por exemplo, foi a denominada Semana do Alistamento, criada para incentivar os eleitores a comparecer aos cartórios com antecedência e regularizar sua situação, a fim de evitar as filas que se formam no final do alistamento eleitoral, em maio. Só nessa semana tivemos um volume de atendimento de mais de mil pessoas", afirmou.

Em 1937: 10 mil eleitores

Há 74 anos, em novembro de 1937, segundo destacava reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul, Sorocaba à época, contava com 10.180 eleitores. No texto, publicado no dia 9 de novembro daquele ano, destacou a conclusão dos trabalhos da Justiça Eleitoral na qualificação do número de eleitores: "Pelos resultados já conhecidos, e relativos ao total com que São Paulo concorrerá ao pleito de 3 de janeiro próximo, sabe-se que se eleva a 850.000 o número de cidadãos paulistas que se encontram aptos para exercer o direito e dever do voto, o que representa um aumento de 150.000 eleitores, inscritos no corrente ano, e dentro do período de qualificação encerrada a 5 do corrente".

A reportagem destacou que o número atual de eleitores da então 128.º Zona, que compreendia Sorocaba, era de 10.180, assim divididos: sede, 7.389; Votorantim, 1.047; Brigadeiro Tobias, 196; Salto de Pirapora, 334 e Campo Largo (atual Araçoiaba da Serra), 1.214. Esta qualificação eleitoral que era a segunda que se realizava na tentativa getulista de democratização, não teve resultados positivos, visto que em 10 de novembro daquele mesmo ano, Getúlio Vargas deu o golpe do Estado Novo, retornando o Brasil à ditadura rígida que anteriormente existiu. Foi essa, ainda segundo os registros históricos, a segunda qualificação em que as mulheres puderam se inscrever como eleitoras, já que antes de 1930, quando se iniciou a era getulista só homens votavam.

Também figura Campo Largo, atual Araçoiaba, como um dos bairros de Sorocaba, o que de fato acontecera por lei que suprimira todos os municípios que não tinham uma renda de 10 contos de réis. No entanto, neste mesmo ano, voltara a ser cidade, cuja Câmara Municipal, juntamente com a de Sorocaba, que fora empossada em 22 de julho do ano anterior; foram destituídas pelos Estado Novo.
 
Notícia publicada na edição de 01/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul
Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo