Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Por onde passa, Tubinho garante lona lotada

Apostando na linguagem do circo-teatro, palhaço é sucesso no interior do estado; a partir de amanhã cumpre temporada em Votorantim

Há pelo menos 20 anos, José Amilton Júnior (a real identidade do personagem Tubinho) assumiu o comando da companhia criada por seu tio, em Curitiba, no final da década de 50 - Por: Adival B. Pinto
Enquanto conversava com a reportagem na manhã de terça-feira, o palhaço Tubinho teve a atenção chamada por alguém que passava perto do terreno da rua Moacir Guitti, em Votorantim, naquele instante. "Eu vi vocês lá em Piedade. Venho assistir no final de semana de novo." Comovido, o artista agradeceu e continuou a conversar com a reportagem. Isso tem se repetido há pelo menos 20 anos, desde que José Amilton Júnior (a real identidade do personagem), assumiu o comando da companhia criada por seu tio, em Curitiba, no final da década de 50.

O circo-teatro que começa temporada amanhã no município vizinho é, seguramente, um bem sucedido empreendimento da cena artística. Por onde passa atrai multidões e mantém plateias cativas. Até poucas semanas, a lona estava montada em Salto de Pirapora, onde, a pedidos, a companhia teve de prolongar a turnê. A boa acolhida do público tem como causa o formato das apresentações. Tubinho só faz repetir aquilo que seu tio fazia há mais de 50 anos, ou seja, aposta na simplicidade das histórias e no recurso do humor.

"Se eu tivesse de eleger um lema, este seria: ninguém pode ficar sem rir dentro do circo." Para cumprir esse objetivo, Tubinho vale-se de um repertório de 96 espetáculos, que visita os dramas clássicos, entre os quais "O Céu Uniu dois Corações" e "O Ébrio" (ambos também encenados pelo circo Guaraciaba) e as esquetes tomadas de improviso. Algumas das produções caíram de tal forma no gosto da assistência, que são sempre repetidas durante as excursões. São os casos de "Tubinho, o Capitão da Tropa de Elite" e "Tubinho, o Soldado Trapalhão".

As montagens não incluem números nem performances. Tudo é essencialmente voltado ao teatro. O artista vale-se de outro ingrediente bastante comum nesse meio: o bordão. Tubinho também consagrou-se pelo "Ói, que Tonto!", frase da qual muita gente se lembra mesmo passado tanto tempo. "Sempre que visitamos alguma cidade, aparece alguém que pede para eu repetir a frase. Ficamos felizes com a resposta das pessoas."

A estrutura da companhia envolve mais de 30 profissionais que se revezam no picadeiro e no trabalho de montagem. Todo mundo pega no pesado. "Essa é a diferença da magia do circo. Esse clima de harmonia, de amizade. Somos, na verdade, uma grande família. Esse companheirismo e união estão ao alcance do público que nos acompanhar, e se deixa envolver, fazendo, assim, parte do espetáculo", diz Tubinho.

A temporada incluirá espetáculos do repertório da companhia. O primeiro a ser apresentado, amanhã, é "É o Tubinho Apareceu", que é recomendado para maiores de 12 anos. A cada dia uma nova atração será levada ao público. O projeto foi contemplado em edital da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. As sessões acontecem às quintas, sextas, sábados, domingos, segundas e terças-feiras, sempre às 21h. Os ingressos custam R$ 12 (cadeira numerada) e R$ 10 (geral).

Notícia publicada na edição de 03/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo