Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Secretário descarta surto de meningite em Salto de Pirapora

Aflitos, muitos pais procuraram clínicas particulares para vacinar as crianças
Jairo Mendes de Góes não vê motivo para pânico (Foto: Jota Abreu)

O secretário de Saúde de Salto de Pirapora, Jairo Mendes de Góes, considera um exagero a busca desenfreada de moradores da cidade pela vacina contra meningite em clínicas particulares. No último sábado, pelo menos quatro clínicas em Sorocaba tiveram seu estoque esgotado, em sua maior parte pela procura de saltopiraporenses que queriam vacinar seus filhos. O desespero tomou conta de vários pais após o anúncio de casos de mortes no município que seriam decorrentes da doença.

Góes admitiu que um menino de 13 anos morreu por conta da enfermidade. Entretanto, ao contrário do que foi divulgado, o secretário afirma que o caso de uma menina de 1 ano e meio que também veio a óbito ainda não teve confirmado o diagnóstico de meningite bacteriana, o tipo mais violento da doença. O bebê frequentava uma creche municipal e os pais das outras crianças ficaram apreensivos com a possibilidade de contágio.

Segundo o secretário, foram imunizadas preventivamente as outras crianças que estavam na mesma sala da garota que morreu. Sobre a crítica dos pais que acham que todos os outros alunos deveriam ter sido medicados, Góes explica que a transmissão da bactéria se dá apenas por pessoas de convívio muito próximo.

A enfermeira Fabiane Carvalho, responsável pelo Centro Médico de Especialidades da cidade, explicou que o serviço público de saúde adotou metodologia proposta pelo Ministério da Saúde para o bloqueio da doença. “Primeiro identifica-se os contatos de risco que são apenas os íntimos, que dormem ou comem sob o mesmo teto. Então, aplica-se o medicamento Rifampicina para erradicar a bactéria de quem passou para o doente, geralmente, pai ou mãe da criança.” Ela ainda contou que, caso a medicação seja ingerida de maneira equivocada, pode criar mais resistência ao remédio posteriormente.

Jairo ainda considera sem necessidade a aflição da população. “Em 2010, foi registrado apenas uma morte na cidade. Neste ano, só temos até o momento a confirmação de uma morte também. Então, não há surto da doença em Salto de Pirapora. As pessoas podem ficar tranquilas, pois temos profissionais capacitados e medicamentos suficientes para qualquer eventualidade”, assegura. Ele ainda diz que os dados de outras cidades são mais preocupantes.

Em Sorocaba, até o momento, foram 71 casos de meningite e cinco mortes em 2011. Somente no Estado de São Paulo, mais de 4.600 casos da doença foram registrados até o mês passado.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo