Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Duas crianças morrem vítimas de meningite em Salto de Pirapora

Irmãos das vítimas também estão internados com a mesma doença. Exames mostrarão o tipo de bactéria

Júlio César Marçal mostra foto do filho falecido e reclama do atendimento que recebeu na cidade - Por: Emídio Marques

Um óbito na quarta-feira e outro no dia seguinte. Duas crianças de Salto de Pirapora faleceram com meningite nesta semana. A primeira foi um menino com 13 anos de idade que morava no Jardim Maria José e a segunda, uma menina com 18 meses que residia na Vila Floriano. Duas outras crianças, irmãos das vítimas que não resistiram à doença, recuperam-se em hospitais de Salto de Pirapora e Sorocaba. O diretor da Saúde de Salto de Pirapora, Jairo Mendes de Góes, confirma que são casos de meningite bacteriana e declara que o tipo delas deverá ser conhecido na próxima semana, com o resultado completo dos exames. Acrescenta que a equipe de saúde do município procurou as pessoas com contato próximo para imunizá-las.

A família da menina com 18 meses de idade afirmou que do momento em começou a sentir mal até a morte passaram-se apenas horas. A preocupação agora é cuidar do irmão da garota, com quase quatro anos, que encontra-se internado em Salto de Pirapora, recuperando-se dos mesmos sintomas. Uma irmã de oito anos da outra vítima fatal também recupera-se de meningite, internada em Sorocaba. Os primeiros sintomas nela surgiram junto com o irmão no sábado e a família reclama que a doença só foi diagnosticada após o falecimento do garoto.

O caminheiro autônomo, Júlio César Marçal, reclama da meningite ter sido diagnosticada como alergia nos irmãos com 13 e oito anos de idade no pronto-socorro de Salto de Pirapora. Segundo Marçal, os sintomas tiveram início no sábado e na segunda-feira, o médico que atendeu pela primeira vez receitou dipirona. O quadro do menino piorou no decorrer do dia: reclamava de dores nas juntas dos dedos da mão e dos pés, muita febre e apresentava manchas no corpo que segundo o pai, pareciam início de sarna. De volta ao hospital no início da noite, o mantiveram internado até as 3h30 da madrugada já da terça-feira, quando foi transferido para Sorocaba, primeiramente para o Hospital Leonor Mendes de Barros e depois para o Hospital Regional. No início da noite de ontem a reportagem não encontrou algum profissional no hospital de Salto de Pirapora que pudesse falar sobre o fato.

Enquanto o irmão estava no hospital em Sorocaba a menina mais nova e com sintomas semelhantes começou a piorar em casa, com o pai. Marçal conta que ela já havia vomitado, tinha manchas no corpo e dor, e continuava sendo medicada com dipirona, como foi receitado no hospital. "Agora entendo que ela já estava se despendido de mim, porque com os olhos fechados gemia muito e passava a mão na minha cabeça quando o telefone tocou dizendo que ela precisava ser levada imediatamente para Sorocaba", conta o pai. Segundo ele, na madrugada da quarta-feira, quando o menino faleceu em Sorocaba, mandaram levar a menina para internar. Ontem ela continuava no Hospital Regional, mas bem melhor de saúde, segundo o pai.

Sintomas da meningite

De acordo com o Ministério da Saúde a meningite é um processo inflamatório das membranas (meninge) que envolvem o cérebro e medula espinhal. Os principais sinais e sintomas são febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias). Em crianças menores de um ano de idade tais sintomas podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

A transmissão é de pessoa a pessoa, por via respiratória, por meio de gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo necessidade de contato prolongado e convivência no mesmo ambiente (residentes da mesma casa, colega de dormitório, creche, alojamento). A meningite é uma doença grave que acomete indivíduos de qualquer idade. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. As bacterianas são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias. As meningites virais (assépticas) podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade.

Notícia publicada na edição de 22/10/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul
Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo