Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sorocaba,Salto de Pirapora e região estreia no Google Street View

O serviço integrado ao site de mapas do Google permite fazer um passeio virtual pelas ruas da cidade e observar detalhes das imagens

Exibir mapa ampliado
É possível avançar ou retroceder pelas ruas, seguir o trajeto indicado ou escolher outra direção - Por: Reprodução

Exibir mapa ampliado

thiago.arioza@jcruzeiro.com.br

O Google Street View já começou a funcionar com quase toda a malha viária de Sorocaba desde a última quarta-feira. O serviço, integrado ao site de mapas do Google, permite fazer um passeio virtual pelas ruas das cidades e observar detalhes das imagens feitas em 360 graus. Cidades da região também foram mapeadas, algumas em sua totalidade e outras somente na região central. Internautas de Votorantim, Piedade, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Itu, São Roque, Salto, Alumínio, Porto Feliz, Cerquilho e Tietê já podem desfrutar da ferramenta e verem suas casas pelo computador.

Para acessar, basta entrar no site do Google Maps, digitar o endereço desejado na barra superior e arrastar para o mapa o bonequinho amarelo (conhecido como pegman), que aparece ao lado esquerdo da tela.

Durante a navegação, é possível avançar ou retroceder pelas ruas, seguir o trajeto indicado pelas setas ou escolher qualquer direção desejada. Também é possível ampliar a imagem para ver detalhes nas fachadas dos imóveis ou em qualquer ponto da paisagem.

Para preservar a identidade das pessoas e dos veículos, o Google faz um tratamento nas imagens antes de levá-las ao ar. Este trabalho consiste em borrar o rosto de quem aparece nas fotos e das placas dos carros, que estavam na rua no momento em que as fotos foram feitas. Isso explica o tempo levado para que a cidade passasse a fazer parte do serviço desde a captação das imagens.

Sorocaba começou a ser fotografada por pelo menos dois veículos do Google em maio deste ano. Os carros, modelo Chevrolet Captiva, são equipados com 15 câmeras instaladas num suporte fixado no teto. As lentes captaram imagens no nível da rua, que posteriormente foram montadas lado a lado, formando um mosaico para disponibilização no site.

O Street View foi lançado em 2007 em cinco cidades dos Estados Unidos e hoje está em 27 países. No Brasil, o serviço foi anunciado em 2010, para 51 cidades, entre as regiões metropolitanas das capitais e cidades históricas de Minas Gerais.

Cenas inusitadas

Não é difícil encontrar flagrantes de situações curiosas registradas pelas lentes do Street View. Em todo o mundo, o serviço capturou fotos com cenas de crimes, acidentes de trânsito e pessoas em situações constrangedoras. O mais recente flagra brasileiro foi em Florianópolis (SC), onde o serviço também estreiou na terça-feira. A imagem mostra dois carros batidos contra o muro de uma casa numa via do Centro da cidade. Caso você se depare com algo semelhante ao navegar pelas ruas de Sorocaba, envie para online@jcruzeiro.com.br.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo