Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O visionário Theodoro Mendes construiu o Paço há 30 anos

Especial Sorocaba 357 anos

A conclusão da construção do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) foi em sua gestão - Por: LUIZ SETTI
1977-1982

A construção do novo prédio da Prefeitura, que passou a ser denominado de Palácio dos Tropeiros, há 30 anos, é responsável por ter desenvolvido a região do Alto da Boa Vista e aproximado o centro administrativo da cidade do parque industrial situado no Éden, evitando o risco daquele bairro emancipar-se, como aconteceu com Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. Seu posicionamento estratégico atraiu para o bairro, nas décadas seguintes, um conjunto de prédios destinados a sediar serviços públicos, entre os quais a Câmara Municipal, o Fórum, Justiça do Trabalho, Biblioteca e ainda alguns dos principais órgãos de imprensa como o jornal Cruzeiro do Sul, a TV Tem e a TV Sorocaba. A iniciativa, hoje considerada visionária, foi do então prefeito Theodoro Mendes, na época do MDB, que ao longo de seu mandato, entre 1977 e 1982, também foi o responsável pela pavimentação de toda a Zona Industrial e fazer com que o Ribeirão do Ferraz viesse a possibilitar o abastecimento de água em toda a região do Éden e Iguatemi. Também foi o responsável pela construção da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Foto: Adriano Vincler de Campos 2010 - Paço Municipal de Sorocaba
Quando assumiu a Prefeitura, em 1.º de fevereiro de 1977, Theodoro diz que sabia muito bem das dificuldades que teria pela frente para administrar a cidade e consolidar seu plano de governo. Primeiro, porque fazia parte do então MDB e teria que conviver com as forças políticas contrárias da antiga Arena, que ele havia vencido nas urnas; segundo, porque o orçamento da Prefeitura seria o mesmo de 1976, já que os vereadores à época, tendo em vista a derrota nas eleições, resolveram não atualizar a arrecadação de impostos no ano seguinte, quando ele já estaria prefeito. Dessa forma, lembra, os impostos cobrados pelo Paço em 1976 foram mantidos para 1977, sem qualquer acréscimo, apesar da inflação. Outra dificuldade foi montar o governo. "O MDB não tinha um número grande de filiados a ponto de escolhermos os integrantes. Diante disso, eu pratiquei aquilo que hoje se chama de nepotismo. Mas não tinha outra saída. Naquele tempo não era proibido. Então, eu coloquei meu primo, Paulo Mendes, como chefe de gabinete; o engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, que era meu irmão, eu trouxe para a Companhia de Desenvolvimento de Sorocaba", conta e completa: "A partir daí, demos início ao plano de governo, que tinha como primeira medida fazer com que Sorocaba continuasse a ter uma sede do município na rua Brigadeiro Tobias."

Segundo ele, a antiga sede da Prefeitura, situada na rua Brigadeiro Tobias, onde hoje funciona a Fundec, abrigava apenas duas secretarias. "O resto estava espalhado pela cidade. A população, para resolver seus problemas, tinha que ir a uma porção de lugares. Percebi que precisávamos construir uma nova sede para a Prefeitura, mas que concentrasse todas as secretarias", esclarece.

O projeto, do reconhecido arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrette, foi aprovado por meio de um concurso. Foi no dia 15 de junho de 1981 a inauguração do Palácio dos Tropeiros, com a presença do então senador Franco Montoro e de um público estimado de duas mil pessoas. Theodoro também iniciou a construção, ao lado do Palácio, do Teatro Municipal Teotônio Vilela. Outras obras destacadas pelo próprio ex-prefeito como prioritárias em sua administração são a conclusão do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) e o prolongamento da avenida Dom Aguirre a partir da ponte da rua Padre Madureira, bem como a rua Barão de Tatuí. Lembrou ainda que implantou o programa Férias Quentes e ainda fez uma ampla reforma no Casarão de Brigadeiro Tobias. "Hoje está abandonado...", disse e finalizou: "Sorocaba é a minha terra. Berço de meus filhos e netos. Sorocaba é o túmulo dos meus antepassados. Então eu tinha e tenho um dever com essa cidade."

Em maio de 1982, ele renunciou ao mandato para concorrer ao cargo de deputado federal, transmitindo o posto no dia 14 daquele mês, ao vice-prefeito, o jornalista e atual editor do jornal Diário de Sorocaba, Cláudio Grosso.


Notícia publicada na edição de 15/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo