Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Moradores de bairro afastado não recebem correspondências

Sônia Regina, Roberto Eisinger e Marcos Roberto Alves da Silva - Por: Luiz Setti

Notícia publicada na edição de 13/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul


André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

Os moradores de um bairro afastado do Centro de Salto de Pirapora, o Portal de Pirapora, estão sem receber suas correspondências em suas casas desde o final de junho. A Associação de Proprietários e Amigos do Portal de Pirapora (Apapp) alega que o gestor da agência local dos Correios avisou que, por falta de profissionais para realizar esse serviço, as cartas deveriam ser retiradas na portaria do bairro, porém ele revela que nem isso vem acontecendo. A assessoria de imprensa dos Correios afirma que o local se trata de um condomínio e que, por norma da empresa, a ação que vem sendo feita estaria correta.

O presidente da associação dos proprietários, Marcos Roberto Alves da Silva, conta que desde 2005 -- quando se mudou ao local -- enfrenta problemas a respeito das entregas de correspondências. "Todo mês, pelo menos uma conta eu tenho que pagar pela internet para não correr risco de pagar multa", diz. Ele conta que as cartas enviadas às 800 famílias do bairro estão sendo coletadas pelo secretário-geral da entidade, Roberto Eisinger, que as disponibiliza na sede da associação, que fica na portaria. "O complicado é que ele foi buscar no dia 8 as contas que venciam no dia 10, por atraso dos Correios", relata.

O carteiro que costumava distribuir as correspondências no Portal de Pirapora entrou em férias, segundo Silva, o que causou o transtorno na população daquele local. "O gestor da agência queria, ainda, que recebêssemos o Sedex e cartas oficiais, mas não quisemos assumir toda essa responsabilidade", assegura o presidente da Apapp. Assim, os moradores que quiserem receber esses tipos de correspondências devem retirá-las na agência dos Correios, que fica na área central de Salto de Pirapora.

A secretária da associação, Sônia Regina Estevam, é quem ficou a cargo de organizar todas as correspondências, de acordo com cada destinatário. "Às vezes eu fico até as 22h para separar tudo. Eu trabalho fora de horário para o bem do bairro", afirma. Os moradores do Portal chegaram a fazer críticas à Apapp por estar fazendo esse serviço e o presidente acredita que eles não entenderam que a ação parte dos Correios, não sendo uma determinação da entidade. Os habitantes do bairro organizaram um abaixo-assinado que já recolheu 131 adesões para que voltem a receber suas cartas em suas próprias residências. "Eu não entendi o porquê desse abaixo-assinado, pois não vai resolver nada", opina.

Condomínio de chácaras

Segundo nota da assessoria de imprensa dos Correios, o Portal de Pirapora trata-se de um condomínio de chácaras, com portaria 24 horas, e alega que, por isso, as correspondências devem ser entregues na portaria. A nota ainda inclui um parecer do artigo 6º da Portaria nº. 311, de 18 de dezembro de 1998 do Ministério das Comunicações, que diz: "a distribuição postal dos objetos endereçados a edifício residencial com mais de um pavimento [...] ou qualquer outra coletividade, será feita por meio de uma caixa receptora única de correspondências, instalada na área de acesso à edificação ou do porteiro, administrador, zelador ou pessoa destacada para esse fim."

A assessoria também afirma que as distribuições internas das correspondências seguem normas individualizadas, que variam, e competem à administração dos estabelecimentos, como no caso do Portal de Pirapora. O presidente da Apapp, Marcos Roberto Alves da Silva, contesta a afirmação de que o bairro se trata de um condomínio e diz que o local só possui uma portaria para controle de acesso.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo