Salto de Pirapora Notícias

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quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estrada sem acostamento e em péssimas condições oferecem riscos aos motoristas

O acesso 103 da SP-79 que faz a ligação entre os municípios de Votorantim, Piedade e Salto de Pirapora oferecem riscos aos motoristas e trabalhadores das empresas de extração de minérios da região.

Imprudência, sinalização ruim e falta de acostamento é combinação fatal nos acessos 103 e 104 da SP-79.


A reportagem do jornal Liberdade de Salto de Pirapora percorreu toda a extensão da estrada e constatou essa série de irregularidades. Em grande parte, o mato alto e as irregularidades no solo impedem que os motoristas usem a faixa de emergência.


A região das fábricas do grupo Votorantim sofre com a falta de sinalização adequada para melhor visibilidade dos motoristas. Funcionários e moradores se arriscam todos os dias nessas estradas. "O balão (rotatória) que liga a cidade de Piedade á Salto de Pirapora também está com problemas. Acho que está mal-sinalizado", comenta Gilberto da Costa, 44 anos motorista de caminhão da empresa de mineração.
O motorista que segue do interior para o litoral sul do Estado enfrenta quase 80 quilômetros de pista simples na SP 79. Só há acostamento no município de Votorantim e no trecho que liga Piedade a Tapiraí. Na serra, é preciso redobrar a atenção, por não haver lugar para parar em caso de emergência.






















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O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) tem três emendas protocaladas que reivindicam recursos para a recuperação da SP-79, nos trechos de Piedade e Sorocaba. A emenda para recuperação da estrada no trecho urbano de Sorocaba, onde é denominada avenida Paraná, já havia sido apresentada pelo parlamentar em anos anteriores.


“Nossa primeira iniciativa em busca de uma solução para o problema da avenida Paraná se deu em 2004, através de um requerimento de informações à Secretaria Estadual dos Transportes sobre a qualidade do material utilizado para o recapeamento daquele trecho”, lembra Hamilton.

Segundo ele, o problema verificado à época foi o mesmo que atingiu o restante da rodovia anos depois, ou seja, a rápida deterioração do asfalto logo após a reforma. “Lamentável foi o fato de não obtermos resposta mesmo tendo reiterado oficialmente os questionamentos apresentados”, afirma o deputado. Ele explica que no final de 2005 esteve com o então Secretário Estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, tratando do problema de toda a rodovia, quando também discutiu a questão da avenida. “De maneira resumida, a posição do Governo era de que a melhor saída para o local seria a instalação de um pedágio nesse trecho e que a decisão sobre essa iniciativa estava nas mãos da Prefeitura”, lembra.

Desde então, Hamilton Pereira tem apresentado emendas orçamentárias anualmente reivindicando a destinação de recursos para essa obra, porém, as emendas, inclusive ao Orçamento Estadual de 2010, têm sido rejeitadas.

“Temos um impasse histórico entre governos de esferas diferentes, mas que são do mesmo partido”, lamenta Hamilton Pereira. “O PSDB está no governo do estado há 16 anos e sua prática tem sido transferir responsabilidades, que são suas, para os governos municipais”, completa.

Segundo Hamilton Pereira, os prefeitos têm arcado com despesas que são de responsabilidade do governo do estado, como merenda escolar da rede estadual de ensino, aluguel de delegacias de polícia, medicamentos de alto custo e a própria utilização de vias municipais como rota de fuga dos pedágios, como é o caso da avenida Paraná em Sorocaba.

“Diante dessa e de outras situações é que temos defendido uma mudança absoluta de governo em São Paulo, priorizando um projeto de fortalecimento do estado, com distribuição de renda e desenvolvimento de projetos que beneficiem verdadeiramente a sociedade como um todo, sem ter que onerá-la além dos impostos que já paga”, defende Hamilton.

Entrevista com Dep. estadual Hamilton Pereira (PT)
Fonte: Jornal Ipanema - Sorocaba

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