Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ALOIZIO MERCADANTE LANÇA EM SÃO PAULO LIVRO QUE APRESENTA FÓRMULA DO SUCESSO DO GOVERNO LULA









“Brasil: A Construção Retomada”, editado pela Terceiro Nome, foi lançado ontem em São Paulo, na presença do presidente Lula.


Será comercializado em todo o país por R$ 34,00

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) lançou ontem, 29, na Livraria Cultura, na presença do presidente Lula, seu novo livro “Brasil: A Construção Retomada”, editado pela Terceiro Nome. A obra, de 448 páginas, é uma análise do Governo Lula, um documento completo das propostas políticas colocadas em prática nesses dois mandatos presidenciais. O livro será vendido nas livrarias de todo o país por R$ 34,00. A proposta do autor é demonstrar ao leitor como se deu a transformação econômica e social do Brasil promovida pela gestão federal do PT.

O primeiro exemplar do livro foi destinado ao Presidente Lula por ocasião da convenção nacional do Partido dos Trabalhadores, no dia 13 de junho, em Brasília. Lula prefacia a obra, rendendo a ela o mérito de responder às perguntas de analistas brasileiros e estrangeiros que reconhecem que o Brasil vive um excelente momento, com excepcionais perspectivas pela frente, no caminho de se tornar a quinta economia mundial até 2016, possibilidade prevista pelo Banco Mundial.



Para o Presidente da República, as informações reunidas por Mercadante deixam claro para o leitor que o Brasil só foi capaz de superar cerca de 25 anos de estagnação porque compreendeu crescimento econômico e inclusão social como faces de uma mesma moeda. Compreensão, aliás, amadurecida a partir do exercício da democracia. “Uma casa só é forte quando é de todos. E nela todos encontram abrigo, oportunidades e esperanças”, resume a fórmula do sucesso de seu governo o próprio presidente.



Capítulo a capítulo, Mercadante registra medidas que permitiram ao país nos últimos oito anos aumentar a renda média do cidadão brasileiro, conciliar crescimento econômico com maior justiça social e tornar-se nação respeitada internacionalmente. Mas não se restringe à economia. Avalia os desafios e progressos nacionais nas áreas social, política, ambiental, energética, da defesa, das relações exteriores e do marco regulatório do pré-sal, além de debater as novas perspectivas históricas que estão abertas para o Brasil.



O equilíbrio entre o social, o político e o econômico são considerados o tripé que mantém o atual Governo em alta, com históricos 80% de índice de aprovação popular. É nesse equilíbrio que se sustentam as bases do desenvolvimentismo do Brasil, demonstra o novo livro de Mercadante. Nação estável economicamente hoje, o País melhorou a distribuição de renda, se manteve na vanguarda da geração de energias renováveis e se projetou internacionalmente em todos os foros mundiais relevantes. Esse crescimento econômico é atribuído, em grande parte, à formação de um mercado interno de massas, que retirou da pobreza absoluta – por meio da geração de 14 milhões de empregos, aumento real de 64,9% do salário mínimo e da criação do Bolsa Família - 20 milhões de pessoas e incorporou nos últimos anos cerca de 31 milhões de brasileiros e brasileiras ao consumo de bens e serviços.

HOMENAGEM A CELSO FURTADO - A dedicatória do livro é feita ao economista Celso Furtado, conhecido por sua preocupação social e pela defesa de políticas econômicas desenvolvimentistas. Mercadante sustenta que os rumos escolhidos pelo Governo Lula responderam satisfatoriamente às angústias sobre o futuro do país do intelectual falecido em 2004. Furtado acreditava que a construção de um sistema econômico viável para o Brasil só seria possível se o dinamismo do mercado interno fosse considerado motor do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo